Dádiva de sangue no Centro de Saúde de Oeiras

No dia 10 de Agosto, sábado, terá nova oportunidade de ser dador de sangue. A dádiva de sangue é um acto altruísta, podendo fazer a diferença na vida de outra pessoa.

O evento decorrerá entre as 9h e as 13h no Centro de Saúde de Oeiras. Junte-se a nós e venha contribuir para uma causa que é de todos.

Porque é essencial Dar para poder Receber!

dadivasangueagosto

Caminhada

Para comemorar os 4 anos da Liga de Amigos da USF Conde de Oeiras irá realizar-se, no próximo sábado, dia 25 de maio, uma caminhada. Terá início pelas 9h30 e o ponto de encontro será o Rabo da Baleia, na Praia da Torre. Não falte!

 

caminhada

Dar sangue é dar vida!

É já no dia 13 de Abril, sábado, que terá a oportunidade de ser dador de sangue. A dádiva de sangue é um acto altruísta, podendo fazer a diferença na vida de outra pessoa.

O evento decorrerá entre as 9h e as 13h no Centro de Saúde de Oeiras. Junte-se a nós e venha contribuir para uma causa que é de todos.

Porque é essencial Dar para poder Receber!

dadivasangueusfco

Boas-vindas aos novos internos

Mantendo-se como unidade formadora de médicos na especialidade de Medicina Geral e Familiar, a USF Conde de Oeiras dá as boas-vindas aos internos, Drª Ana Catarina Esteves e Dr. Gonçalo Botelho Castro, que iniciaram funções na unidade em Janeiro de 2019. Terão como orientadoras de formação, respetivamente, a Drª Maria João Martins e a Drª Ana Ribeiro.

Formação na USF Conde de Oeiras

A partir de Janeiro de 2018 a USF Conde de Oeiras conta com duas novas médicas a realizar o Internato da Formação Específica em Medicina Geral e Familiar: Drª Marta Gomes da Costa e Drª Patrícia Gandolfo.

Os novos elementos da equipa médica terão como orientadoras de formação, respetivamente, a Drª Cristina Bastos e a Drª Ana Ribeiro.

Dia Mundial da Contraceção

No dia 26 de Setembro celebra-se o Dia Mundial da Contraceção.

Esta data tem como objetivo consciencializar a população para a importância da contraceção nas relações e permitir escolhas informadas sobre a saúde sexual e reprodutiva.

Na USF Conde de Oeiras este dia foi assinalado com a produção de um folheto informativo que aborda diversos mitos em relação aos contracetivos. Este folheto foi produzido pela Ana Rita Aldeia da Silva, aluna do 6º de Medicina da NOVA Medical School .

Carregue no seguinte link: Folheto Dia Mundial Contraceção

Dia do Idoso 2017

No dia 1 de Outubro de 2017 celebra-se o Dia do Idoso.

O grupo de estudos de saúde do idoso / geriatria (GESI) da associação portuguesa de medicina geral e familiar (APMGF) promove a comemoração do dia do idoso 2017 sob o lema: “O saber de uma vida”.

O dia do idoso deste ano é sobre o contributo dos idosos nas suas famílias, comunidades e na sociedade em geral. Foca-se nos caminhos que apoiam a participação plena e efetiva dos idosos, de acordo com os seus direitos, necessidades e preferências. Em 2050, o número de pessoas com 60 anos ou mais, em todo o mundo deverá superar o número de crianças (<15 anos). Temos de olhar o futuro com esta clara visão da demografia mundial, onde ninguém deverá ser deixado para trás e é necessário aproveitar a contribuição muitas vezes ignorada e subestimada das pessoas idosas, visando não só o seu bem-estar mas também um processo de desenvolvimento sustentável de toda a sociedade.

IMAGEM DIA DO IDOSO 2017CARTAZ DIA DO IDOSO 2017

Equipa do GESI responsável pela comemoração do dia do idoso 2017:
Miguel Marques Ferreira
Avelina Moniz
Ricardo Rodrigues

 

Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer

No dia 21 de Setembro assinala-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer. A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa que conduz à degradação progressiva das capacidades cognitivas e a uma limitação para as pessoas conseguirem realizar as atividades do dia-a-dia.

Existem diversos recursos na comunidade que poderão ser úteis às pessoas com Alzheimer e aos seus familiares e cuidadores.

O Dr. Ricardo Silva e o Dr. Hélder Gomes, internos médicos da USF Conde de Oeiras, produziram um folheto com essa informação.

Folheto Alzheimer (clique aqui)